Visite Paranaense Humor e Noticias

BI CAMPEÃO

BI CAMPEÃO
COPA PMPR
script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Colaborador

Colaborador
Vereador - Elias Rodovanski

STUDIO SOUL - ÁUDIO E VIDEO

STUDIO SOUL - ÁUDIO E VIDEO
FONE: 3036-1881 OU 9967-7134

Publicidade

MARINA BOESE SUSHI DELIVERY

MARINA BOESE SUSHI DELIVERY
30354986

sexta-feira, 24 de junho de 2016



O padre Acácio Evêncio de Oliveira, pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém, ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Guarapuava e explanou sobre o Jubileu de Ouro da Diocese, comemorado no próximo domingo (26). Na ocasião, a liderança religiosa contou detalhes sobre a data e convidou a população para participar da extensa comemoração alusiva aos 50 anos. As informações são da assessoria de imprensa da Casa de Leis.
“Vivemos o auge do ano Jubilar. Contamos com uma programação concreta e trabalhamos com muita vontade, para que tudo transcorra da melhor maneira possível. Todos estão convidados a celebrar conosco”, destacou Padre Acácio.
As ações comemorativas iniciaram na última quarta-feira (22) e se estendem até o domingo (26). Até sábado (25), sempre às 19h, os fiéis vão acompanhar missas, que abordarão temas específicos. Além disso, estão previstos os Gestos Concretos, na qual os presentes farão atos altruístas na celebração. Todas ocorrem na Catedral Nossa Senhora de Belém, localizada no centro de Guarapuava.
Na quarta-feira, a temática foi “Ano Santo da Misericórdia”, com participação confirmada das paróquias São Pedro; São Paulo; Nossa Senhora de Fátima; Nossa Senhora Aparecida e Dom Bosco. O gesto alcançou doação de alimentos. Hoje (24), o tema é “Leigos e Leigas: Sujeitos Eclesiais”, reunindo representantes das paroquias Santos Anjos, São Luiz Gonzaga, Santana, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Bom Jesus. Presentes terão a oportunidade de doarem remédios

No sábado, sob o tema “Vocações: Chamados para Servir”, as lideranças da Catedral, Divino Espírito Santo, Santa Cruz e Santa Terezinha comandam a missa. Já o gesto é doação de alimentos e roupas. A benção dos veículos também ocorre no dia.
Por fim, no domingo, está confirmada a celebração do Jubileu da Diocese. A programação inicia às 9h, com acolhida, seguida pela cerimonial de descerramento da placa comemorativa. Às 10h haverá missa solene com acolhida das imagens peregrinas e apresentação de detalhes da Jornada Diocesana da Juventude. O encerramento contará com almoço festivo, a partir de 12.
HISTÓRICO
A Diocese de Guarapuava foi criada no dia 16 de dezembro de 1965, através da Bula “Christi Vices”, do Papa Paulo VI, bem como instalada em 26 de junho de 1966. Desmembrada das Dioceses de Ponta Grossa, Campo Mourão e Toledo, atualmente conta com 31 municípios.
O primeiro bispo foi Dom Frederico Helmel (1966 a 1986), seguido por Dom Albano Bortoletto Cavallin (1986 a 1992) e padre Cassiano Waldner (1992 a 1995), que assumiu como administrador diocesano. Na sequencia, Dom Giovanni Zerbini herdou a missão (1995 a 2003), agora comandada por Dom Antonio Wagner.

Segundo a assessoria de imprensa da Casa, o Legislativo Municipal teve importante papel nesta trajetória. No dia 23 de maio de 1967, os vereadores da época aprovaram Lei (n° 508/1967), que autorizou a Prefeitura a conceder uma área de terreno à instituição – rua Brigadeiro Rocha, que pertencia à Capela Senhor Bom Jesus. Destaque ainda para a Lei nº 37/1987, que declarou de Utilidade Pública a Fundação Nossa Senhora de Belém-Rádio Cultura.
Um dos momentos mais significativos da programação do Jubileu de Ouro é o lançamento da edição especial de uma Bíblia, comercializada ao preço de R$ 25. O material foi idealizado pela equipe de organização das comemorações e produzido pelo Centro Diocesano de Comunicação, em parceria com a CNBB Edições.


Fonte:CorreioDoCidadão


Notícias de Guarapuava e Região. Contato: Email: guarapuavanonoticias@gmail.com guarapuavanonoticias@gmail.com