Visite Paranaense Humor e Noticias

BI CAMPEÃO

BI CAMPEÃO
COPA PMPR
script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Colaborador

Colaborador
Vereador - Elias Rodovanski

STUDIO SOUL - ÁUDIO E VIDEO

STUDIO SOUL - ÁUDIO E VIDEO
FONE: 3036-1881 OU 9967-7134

Publicidade

MARINA BOESE SUSHI DELIVERY

MARINA BOESE SUSHI DELIVERY
30354986

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015


O 16º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Guarapuava deu início na tarde desta terça-feira (1º) à operação Natal. Até o final do ano, as áreas centrais da cidade, onde se concentra a população durante o período de compras natalino, contam diariamente com um reforço no policiamento ostensivo. O objetivo é evitar as ocorrências de roubos e furtos no comércio guarapuavano, protegendo empresários e consumidores.
“O intuito é a minimização de roubos e furtos na área comercial. Nós temos trabalhado intensamente no combate a esse tipo de ocorrência, ainda mais em uma época de crise financeira que atinge todo o Brasil, incluindo Guarapuava”, diz o capitão Cristiano Cubas, durante entrevista coletiva na sede do 16º BPM.
DSC_0884
A mobilização durante a operação especial ocorrerá nos três períodos do dia (manhã, tarde e noite), com a circulação de 12 a 15 policiais militares pelas áreas que concentram o comércio local e pelos bairros com altos índices de criminalidade. “Os bairros vão continuar sendo vigiados pelas equipes de radiopatrulha. O que vamos fazer é intensificar o policiamento nas áreas comerciais, provocando uma inibição dos crimes, com as motocicletas, com o policiamento a pé e, claro, o módulo móvel na área central”, explicando que o principal objetivo é dar segurança para a população que vem dos bairros para fazer compras no Centro de Guarapuava.
O capitão destaca que a população já percebe mais policiais nas ruas desde ontem, quando a operação entrou em atividade. Segundo ele, a vigilância especial segue até o final do ano, mesmo após as compras de Natal. “É que após o período natalino, as lojas ainda têm grande movimento graças às trocas de presentes”.
DSC_0891
Além de Guarapuava, a ação coordenada segue em unidades da PM em todo o Paraná. “No período natalino fazemos um tradicional reforço no policiamento, colocando nas ruas todos os nossos contingentes operacionais e administrativos”, diz o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, em nota à imprensa.
A operação Natal reforça o policiamento ostensivo preventivo e, caso se necessite, repressivo, nos locais de maior aglomeração de pessoas e veículos, nas áreas centrais e comerciais das cidades. Participam das ações o efetivo administrativo e os seis Comandos Regionais de Polícia Militar por meio de seus Batalhões da PM e Companhias Independentes de Polícia Militar, além das unidades especializadas, com o policiamento motorizado e a pé.
DSC_0900
Capitão Cubas
“Concentraremos nosso efetivo em especial no período da tarde e da noite, acompanhando a extensão de horário das atividades comerciais”, diz Tortato. “No caso de alguma ocorrência, a pessoa nunca deve reagir, mas sim registrar o fato pelo telefone 190 ou ao policial militar mais próximo. Assim poderemos, de modo técnico, atuar na prevenção dessas ocorrências e não somente na repressão”, diz Tortato.
Os policiais militares farão blitzes de trânsito, abordagens e fiscalização de veículos, bem como buscas de armas, drogas e foragidos da justiça. Também será intensificado o policiamento motorizado e a pé, por meio das Rotams (Rondas Ostensivas Tático Móvel), da Rocams (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), das Radiopatrulhas, além do trabalho das Agências de Inteligência Local e da Agência Central de Inteligência.
DSC_0886
CUIDADOS
Além de maior efetivo de policiais militares nas ruas centrais e nos bairros periféricos com altos índices de criminalidade, o capitão Cubas alerta para que a população tome cuidado com o manuseio e transporte de dinheiro nesse período de compras no comércio.
“Recomendo às pessoas tomar cuidado com a retirada de dinheiro nos estabelecimentos bancários e no manuseio nas lojas. Tem muita gente de olho nisso”, aconselhando a evitar o saque de grandes quantias em dinheiro. Ele também indica que se evite o transporte de documentos importantes na carteira.
Em caso de flagra de situações de crime, o capitão pede a colaboração da população para acionar a PM. “Ligue no telefone 190 e denuncie alguma ocorrência de furto e roubo. Desse modo, poderemos fazer um bom policiamento e coibir os crimes em Guarapuava”.
Texto e fotos: Cristiano Martinez
Fonte:JornalCorreioDoCidadão


Notícias de Guarapuava e Região. Contato: Email: guarapuavanonoticias@gmail.com guarapuavanonoticias@gmail.com